sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Fevereiro bissexto

Fevereiro de 2008, com 29 dias, já se aproxima do fim e não publiquei nenhum texto neste blog. Não por esse motivo eu venho há poucos dias organizando, ao menos mentalmente, algumas coisas para escrever aqui. Não sei, porém, se estarão prontas a tempo de aparecerem aqui ainda neste mês... Então surge este post parecido com os dois anteriores, como entrada de diário.

Terminei nesta semana Satélite Calisto, para piano. É uma companheira para Satélite Ganimedes, que escrevi em 2007. Ganimedes e Calisto são satélites de Júpiter e fazem parte do grupo de quatro descobertos por Galileu - os primeiros, já que no futuro se descobriram alguns outros, totalizando hoje dezenas...

Satélite Ganimedes tem quatro movimentos, e Satélite Calisto três. Embora os manuscritos estejam terminados, a partitura editada, bonita e impressa ainda não está pronta. São ambas diatônicas e modais.

Os movimentos levam nomes de letras gregas, na ordem, e mais um título religioso:

Satélite Ganimedes (2007)
I - Alfa, São Miguel
II - Beta, São Gabriel
III - Gama, São Rafael
IV - Delta, Anjo da Guarda

Satélite Calisto (2008)
I - Alfa, Signum Crucis
II - Beta, Faciam vos piscatores hominum
III - Gama, Ad sanctam familiam

Ad sanctam familiam dura aproximadamente dezoito minutos, enquanto os dois movimentos precedentes, juntos, chegam a uns treze. Ela traz muitos momentos bastante ornamentados, como tem acontecido crescentemente desde Satélite Ganimedes.

Nelas voltei a usar armaduras de clave, já que, como disse, são modais - e usam os modos "eclesiásticos". Há, porém, diversas modulações, com exceção de Ad sanctam familiam que, apesar de circular entre três modos diferentes, não muda nunca suas notas, usando as mesmas sete do início ao fim. Destas peças dedicadas aos satélites de Júpiter é a primeira a não usar eólio nem jônio (usam-se dórico, frígio e mixolídio).

Beta e Gama de Satélite Calisto trazem estes nomes especiais porque foram usados nelas alguns contornos de melodias gregorianas. Faciam vos piscatores hominum se refere a uma antífona para a Comunhão do Terceiro Domingo do Tempo Comum (anos A e B), cujo texto é Mt 4, 19.20. Ad sanctam familiam, por sua vez, liga-se ao hino Dulce fit nobis, prescrito para o Ofício das Leituras da Festa da Sagrada Família.

As melodias gregorianas não são usadas nas peças, nem como ponto de partida para ornamentação, nem como material serial. Apenas alguns de seus contornos serviram para deduzir alguns dos materiais usados nas composições.

Mesmo em Satélite Ganimedes eu também havia feito isto, mas não com melodias gregorianas, e sim com as próprias melodias da peça, de outros movimentos ou do mesmo.