domingo, outubro 31, 2010

Sinestesia nos números eleitorais

Hoje acontece o segundo turno da eleição presidencial do Brasil, e nesta madrugada eu estava aqui pensando nos números dos candidatos: o 45 do PSDB e o 13 do PT.

Primeiro eu pensei neles para tirar a média, 29, para perguntar no meu facebook se todo mundo se daria por contente se eu votasse no 29, já que por tantas semanas, por tantos meses, têm passado pelos meus olhos muitos vídeos, textos e outras coisas que me diziam por que eu devia votar no 45 ou no 13.

Depois lembrei-me da sinestesia, possivelmente porque ao pensar na soma do 45 com 13 - 58 - e na média - 29 - vi claramente, em ambos os números, um roxo característico. O roxo evidente do 29, manifestado especialmente no número 9, se mantém quando o multiplicamos por 2, obtendo o número 58 no qual o 5 pode ser vermelho (um dos componentes do roxo) e o 8 claramente roxo.

Os números 45 e 13 evocam cores bastante diferentes daquelas que caracterizam os partidos.

O 13 nada tem de vermelho, embora esta seja a cor do PT. O número 13 tem uma ressonância claramente verde, trazida pelo número 3, acinzentada por causa do número 1. O número 3 sozinho é plenamente verde. O Partido Verde, tendo como número o 43, tem o 3 verde, mas o 4 mais amarelo não o afeta tanto, possivelmente por 43 ser um número primo.

O PSDB utiliza como suas cores o azul e o amarelo, muito afastadas do número 45. O número 45 é bem vermelho, curiosamente. Não surpreende muito se se considerar que o 5, no meu sistema, é vermelho, embora às vezes possa se tornar azul. O número 4, de fato, é amarelo, o que o ligaria ao PSDB; entretanto, a separação dos algarismos se enfraquece, no caso, pelo fato de o número 45 ser resultado da multiplicação do número 5, vermelho, pelo número 9, também vermelho. Deste modo, o 45 nada tem de amarelo, e uma distante sugestão de azul ocasionalmente apareceria ao se pensar no 5, embora seja um azul muito mais brilhante e metálico do que aquele utilizado, na prática, pelo partido de José Serra. Finalmente, mesmo sendo produto do quadrado de 3, e, portanto, divisível por 3, o número 45 não se relaciona, de maneira nenhuma, com o número 3.