sexta-feira, maio 25, 2007

Veni creator spiritus

Ultimamente têm desembocado neste blog várias buscas pela Seqüência de Pentecostes, cantada na Solenidade de Pentecostes que se celebra no próximo Domingo. Eu gostaria de recomendar a seqüência do Graduale Romanum. Mas para isto as coisas teriam que ser diferentes.

Li ontem num blog americano: quantos católicos conhecem o hino Veni creator spiritus? A autor, tremendamente otimista, apostava em 10%, talvez 20%. Alguns comentaristas do post arriscaram mais proximamente da realidade: 1%. Os católicos precisam se devolver o canto gregoriano. Ninguém fará isso por eles.

Da minha parte eu decidi, já há tempo, devolvê-lo a mim mesmo, e, mais recentemente, fazê-lo resolutamente, isto é, obter livros e aprender. Engana-se horrivelmente quem despreza o canto gregoriano. Engana-se horrivelmente quem achar, também, que todos deverão soar como os monges de Solesmes.

Bom, acho que é tudo que tenho a dizer sobre isso. Ah, sim: se você não encontrar uma música realmente boa para a Seqüência de Pentecostes, leia-a com devoção. E isto vale quanto a tudo para o que você não obtiver uma boa música.

*

Outras buscas revelam que muitas pessoas continuam a achar que o google é um oráculo.

*

Está bem frio em Jundiaí.

*

Ah, ali acima, quando falei que é errado supor que todos deverão soar como os monges de Solesmes, é isto que eu quis dizer: eles cantam magnificamente bem, e ninguém tem a obrigação de cantar magnificamente bem como eles. Entendam bem, não é que eu seja daqueles que combatem o modo deles de cantar.