Veni creator spiritus
Ultimamente têm desembocado neste blog várias buscas pela Seqüência de Pentecostes, cantada na Solenidade de Pentecostes que se celebra no próximo Domingo. Eu gostaria de recomendar a seqüência do Graduale Romanum. Mas para isto as coisas teriam que ser diferentes.
Li ontem num blog americano: quantos católicos conhecem o hino Veni creator spiritus? A autor, tremendamente otimista, apostava em 10%, talvez 20%. Alguns comentaristas do post arriscaram mais proximamente da realidade: 1%. Os católicos precisam se devolver o canto gregoriano. Ninguém fará isso por eles.
Da minha parte eu decidi, já há tempo, devolvê-lo a mim mesmo, e, mais recentemente, fazê-lo resolutamente, isto é, obter livros e aprender. Engana-se horrivelmente quem despreza o canto gregoriano. Engana-se horrivelmente quem achar, também, que todos deverão soar como os monges de Solesmes.
Bom, acho que é tudo que tenho a dizer sobre isso. Ah, sim: se você não encontrar uma música realmente boa para a Seqüência de Pentecostes, leia-a com devoção. E isto vale quanto a tudo para o que você não obtiver uma boa música.
*
Outras buscas revelam que muitas pessoas continuam a achar que o google é um oráculo.
*
Está bem frio em Jundiaí.
*
Ah, ali acima, quando falei que é errado supor que todos deverão soar como os monges de Solesmes, é isto que eu quis dizer: eles cantam magnificamente bem, e ninguém tem a obrigação de cantar magnificamente bem como eles. Entendam bem, não é que eu seja daqueles que combatem o modo deles de cantar.
<< Página inicial