segunda-feira, junho 02, 2008

Denominadores diferentes, texto IV

Alguns amigos manifestaram interesse pelos textos que escrevi aqui sobre fórmulas de compasso com denominadores diferentes. Por se tratar de um blog pessoal, e não um trabalho acadêmico, ninguém deve se incomodar se volto ao assunto.

Desta vez gostaria apenas de deixar anotada uma idéia básica sobre os denominadores 3, 6 e 12.

Já escrevi sobre o 3 e o 6. Sobre o 12 ainda não. Mas ele não deve ser difícil para quem tenha compreendido o que acontece com o 3 e o 6.

Denominadores 3, 6 e 12

A figura que fiz para este texto mostra de modo simples qual é o raciocínio. Basta pensar assim:

O número da mínima é o 2, porque são necessárias duas mínimas para completar uma semibreve.

O número da semínima é o 4, porque são necessárias quatro semínimas para completar uma semibreve.

Portanto, se temos uma tercina de mínimas num 4/4, cada figura vale um terço do compasso. Então o número dessa figura é 3. Se o 3 for o denominador do compasso, temos nesse compasso um número de figuras 3 indicado pelo numerador (o número de cima). No exemplo, usei 2/3 – duas figuras que valem, cada uma, um terço de uma semibreve.

Se pensarmos em tercinas de semínimas, precisamos de seis para completar uma semibreve – então o número desta figura é 6. Escrevi no exemplo um compasso de 5/6, composto de cinco figuras que valem, cada uma, um sexto de uma semibreve. Um 5/6 equivale a um 4/4 que perdeu um sexto do seu valor, isto é, uma semínima de tercina de semínimas.

Quando o denominador for 12, precisamos de 12 figuras para completar uma semibreve – são tercinas de colcheias. Então o 7/12 do exemplo compõe-se de sete figuras iguais a cada uma dessas colcheias “tercinadas”. Um 7/12 equivale a um 4/4 que perdeu cinco colcheias “tercinadas”.

Acredito que o primeiro passo para um “solfejo” de fórmulas com denominadores diferentes seja o estudo dos denominadores 3, 6 e 12 – que são bem fáceis, na minha opinião. Porque eles partem de figuras às quais já estamos habituados, que são as tercinas de mínimas, semínimas e colcheias dentro de um 4/4. São divisões bem “quadradas”.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial