quarta-feira, novembro 21, 2007

O número 6 como denominador de fórmulas de compasso

No primeiro texto desta série sobre fórmulas de compasso irregulares tratei do número 3 como denominador. Neste post pensarei sobre o número 6.

O número 3 pressupõe uma divisão da semibreve em três partes iguais. Assim, o 6 nos faz dividir a mesma semibreve em 6 partes, dobrando aquelas 3 em que pensamos no texto anterior. Passemos já a exemplos:



Ouça aqui este exemplo (arquivo midi).

O compasso A é o 4/4 normal, preenchido por quatro semínimas que indicam seus quatro pulsos. No compasso B já temos uma quiáltera: as quatro semínimas são agora seis; seis no lugar de quatro, como indica a razão 6:4. Entretanto, é mais usual a notação do compasso C: cada metade do 4/4 é dividida em três partes, duas vezes 3:2.

Já neste compasso C (como no B) entendemos que cada figura vale um sexto do compasso. Portanto, temos aqui uma espécie de compasso 6/6, como indicado no compasso D. Assim já adquirimos a noção de que o denominador 6 indica que cada pulso do novo compasso equivale a um sexto do 4/4.

Seguem-se, então, os compassos E, F, G, e H, todos com denominador 6, variando seu número de tempos: 4/6, 5/6, 7/6 e 2/6. No compasso I voltamos a 4/4 para, na audição do midi, compreendermos a diferença entre os pulsos de denominador 4 e os de denominador 6.

A seguir, temos o mesmo exemplo mostrado acima; foi, porém, notado sem as fórmulas de denominador 6, mas, sim, com as mudanças de andamento aplicadas às formulas tradicionais.



*

A partir desta sistematização imaginei um pequeno e simples exercício que pode ajudar a tornar mais íntima a relação com uma música que alterne os denominadores 4 e 6. Ei-lo a seguir:



Ouça aqui (arquivo midi).

Inúmeras variações podem ser imaginadas. Como se pode observar aqui, usei sempre:

4/4 - 4/6
3/4 - 3/6
5/4 - 5/6

Depois de adquirida fluência com este padrão, é interessante mudar para algo assim:

4/4 - 5/6
3/4 - 4/6
5/4 - 3/6

Eis aqui o mesmo exercício, usando fórmulas tradicionais, com indicações de alteração do andamento:



*

A série ainda continua; se não no próximo texto, mais adiante.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial